07 June 2013

Quem nunca?


Um fotógrafo lançou:
Quem nunca "em vez de curtir o momento, a pessoa assiste tudo pela telinha do celular ou tablet. Ou seja – em nome de captar uma imagem, perde-se a beleza do momento." O ponto de reflexão é interessante, já  havia comentado sobre isso com amigos, durantes festivais de música ou viagens.


No entanto, o link acima tem um vídeo, com diversas pessoas tirando fotos em lugares diferentes. Não vejo como juntar essas fotos, seja algo que vai fazer o ser humano refletir. Talvez muitas dessas pessoas deitadas no chão, estivessem aproveitando o momento, quando alguém pediu para tirar um foto. Já aconteceu comigo e com uma amiga enquanto viajávamos pela Europa. (Se você pensou: "Ai que metida", pare de ler e volte a fazer o que estava fazendo). 

Fomos 3 dias seguidos para a torre Eiffel, no primeiro tiramos muitas fotos, fotos, fotos. No segundo e terceiro, fomos simplesmente para sentar no gramado e ficar apreciando, conversando sobre o que visitamos no dia e eventualmente ajudamos algumas pessoas que queriam tirar fotos juntas e com a torre aparecendo até o topo mas não estavam conseguindo sozinhas. Deitamos no chão e tiramos fotos para os outros, mas também aproveitamos o momento.

Eu aprendi a "aproveitar o momento" na marra, depois de ter perdido duas máquinas fotográficas, uma antes de um show, e outra, no primeiro dia de uma viagem. Dessa forma foi fácil reparar em quantas máquinas ficavam na minha frente durante o show, foi fácil eu parar para olhar a paisagem, já que não tinha máquina fotográfica na viagem.
Todos querem foto com Mona Lisa. (2008)
Não temos que ser radicais e não tirar mais foto, acredito que não é isso que o fotografo está pedindo em seu vídeo. O lance é aprender a dosar, e a balancear as duas coisas, não dá pra não tirar fotos, pois realmente vivemos em uma sociedade que compartilha tudo, não vamos mudar isso, nem queremos. Mas vamos parar para olhar a paisagem, apreciar a vista. Se estiver em um show, não se preocupe, na internet você vai achar toneladas de foto da sua banda, fotos melhores que as suas, então deixe a máquina de lado por um tempo. Tire fotos, mas algumas, apenas para recordação, para gravar, não precisa fazer um documentário inteiro do show ou viagem que estiver fazendo.

O fotografo abordou este tema relevante, acho que esse ponto de discussão é valioso, e todos nós deveríamos pensar sobre isso na próxima vez que colocarmos a mochila nas costas.